2019 30 e 31 de Agosto August 30-31 Hotel Transamérica
São Paulo - SP

Mensagem


É uma honra coordenarmos o II Simpósio Internacional do Paciente Cirúrgico de Alto Risco, a se realizar nos dias 30 e 31 de agosto de 2019 em São Paulo, Brasil.

Aproximadamente 315 milhões de pessoas são submetidas a procedimentos cirúrgicos em todo o mundo, com taxas de mortalidade que variam de 0,5 a 15%. A população de alto risco cirúrgico representa os pacientes responsáveis por 80% da mortalidade e 80% dos custos. Atualmente, denominamos os pacientes de alto risco cirúrgico os pacientes submetidos a procedimentos de emergência, ou a procedimentos de longa duração ou com perdas substanciais de volume ou de sangue, além dos pacientes com idade maior ou igual a 65 anos, e portadores de doenças crônicas como câncer, doença cardiovascular, doença renal, neurológica e respiratória.

A estratificação de risco pré-operatória e a implementação de cuidados intensivos adequados resultam em melhores desfechos nesses pacientes, contribuindo não só para o incremento das taxas de sobrevida como também para melhoria da qualidade de vida além de reduzir significativamente os custos.

Nesses dois dias intensos – 30 e 31 de agosto de 2019, temos a honra de receber os maiores nomes da terapia intensiva nacional e internacional com liderança reconhecida em medicina intensiva perioperatória. Serão 53 aulas em 2 dias, abordando os assuntos mais relevantes da área, baseados em evidências. Esperamos que ao final do simpósio, os participantes alcancem habilidades para cuidar intensivamente do paciente crítico de alto risco cirúrgico.

Até lá,


Ludhmila Abrahão Hajjar
MD, PhD (Brasil)

Jean-Louis Vincent
MD, PhD (Bélgica)



Patrocínio Diamante




Patrocínio Prata




Patrocínio Bronze